O trovadorismo é o periodo da produção literária de Portugal, ao qual a poesia, as cantigas em suas modalidades são o forte deste periodo.
O interessante é trazer exemplos da atualidade, quero prender-me as cantigas satríricas. Ao qual, trabalharei com as suas duas modalidades, a cantiga de escárnio e a cantiga de maldizer. As cantigas satríricas é onde os trovadores teêm a preocupação de denunciar todas as classes da sociedade.
Assim, a cantiga de escárnio tem a sua principal função de fazer críticas indiretas e irônicas. Vejamos um trecho de uma música:
"me tiraram a paz quebraram a trégua transformaram nossa vila num campo de guerra só se sabemos de tudo e não sabemos de nada no ozem da vila vejo diversas parada sé o ponto de encontro da rapa local onde exibem seus artigos seus veículos são os maiorais com muito dinheiro no bolso ganhado na lei de um mundo criminosona quebrada..."
(Detentos do Rap, música CAMPO DE GUERRA)
Nota-se perfeitamente que há a uma camuflação da mensagem, onde nada é tão claro comparado com a Cantiga de maldizer, que é em que os trovadores fazem críticas diretas e mais groceiras. Vejamos um trecho de um outra música:
"Foda-se a policia, diretamente do submundo
Um jovem negro só se fode só porque é escuro
E não da outra cor, então a policia achaque tem autoridade para matar a minoria
Foda-se eles, eu não vou ser o otário
que é pego por esses safados com distintivo e uma armaque é espancado e jogado na cadeia
Podemos sair na mão dentro da cela."
(Fuck the Police)
Compreendeu? Informe-nos abaixo no formulário de comentário suas dúvidas sobre este assunto e/ou deixe-nos suas sugestões e críticas.
Três meses na Yes! Macapá
-
Saudações caros amigos!!
Há três meses iniciei meus estudos na Yes! Macapá, depois que passou todo
esse tempo, eu vou contar à vocês um pouco da minha exp...
Há 8 anos
0 comentários:
Postar um comentário